Projeto bem feito, mão de obra especializada e os materiais corretos são os pilares para obter resultados satisfatórios em uma obra. Pensando nisso, decidimos criar este texto para explicar o que é e para que serve o bloco de concreto, bem como quais são os tipos de bloco de concreto, suas características e as 5 vantagens do bloco de concreto. Com esse conhecimento, temos certeza que você escolherá o melhor para sua obra.

Entenda como é feito o bloco de concreto

O bloco de concreto é fabricado com a mistura de cimento, areia, pedra britada, água e aditivos. Os ingredientes são analisados individualmente em laboratório, a fim de garantir que não haja folhas e outros materiais orgânicos que comprometam a qualidade do bloco. Uma máquina faz a mistura das matérias-primas deixando-a homogeneizada e, em seguida, levada a um molde. Após sair da forma, o bloco de concreto é submetido a temperatura de 100º por dois dias.

As últimas etapas da fabricação do bloco de concreto são a medição e a realização de testes para garantir que o produto está dentro das normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Uma das normas da ABNT para produção de blocos de concreto é a ABNT NBR 6136:2016 que traz regras para fabricação de blocos de concreto vazados simples para alvenaria. Mas, cada tipo de bloco de concreto tem sua produção regida por uma norma diferente e você precisa ficar de olho. 

Conheça os tipos e características dos bloco de concreto

De acordo com a  ABNT existem dois tipos de blocos de concreto: o bloco vazado de concreto simples para alvenaria não estrutural regido pela NBR 7173 e o bloco vazado de concreto com função estrutural regido pela NBR 6136. Atenção! Pode ser que você já tenha ouvido falar ou tenha visto blocos de concreto com fundo (blocos fechados), porém, estes não são regulamentados pela ABNT, por isso não devem ser usados para não comprometer a segurança da obra. Descubra agora as particularidades dos blocos de concreto:

 

Bloco vazado de concreto para alvenaria não estrutural

As características do bloco vazado de concreto não estrutural são a porosidade e o acabamento ligeiramente mais grosseiro. O bloco vazado de concreto não estrutural, conhecido como bloco de concreto de vedação serve para construções que não desempenham papel de estruturação e sirvam para divisão de ambientes, caso dos muros. Isso não significa que esse tipo de bloco seja usado sozinho, a recomendação é que o bloco de vedação seja combinado com cintas de amarração, vigas e pilares. 

A recomendação da NBR que rege a fabricação do bloco de vedação, a 7173 estabelece que sua resistência seja de 2 a 3 MPa. Tal capacidade de resistência é porque esse tipo de bloco tem a missão somente de suportar seu próprio peso. Outras determinações da NBR 7173 é que a produção do bloco de vedação seja com cimento Portland, agregados (areia argila expandida, pedra) e água. 

 

Bloco de concreto estrutural

A principal característica do bloco de concreto estrutural é a maior quantidade de cimento utilizada em sua fabricação, conferindo peso superior. Contudo, isso não deve ser considerado uma desvantagem, muito pelo contrário. O peso do bloco de concreto empregado na estrutura garante que ele cumpra sua função de manter a firmeza das paredes responsáveis pela estrutura da obra. Outro detalhe é que a instalação de tubulações hidráulicas e elétricas é nos furos do bloco.

Para usufruir dessa propriedade, prefira os blocos de concreto estrutural com resistência mínima de 4,5 MPa exigida pela NBR 6136 que direciona a confecção de blocos dessa categoria. Esta norma estabelece ainda que os blocos de concreto estrutural são divididos em três classes: A (uso em alvenaria acima ou abaixo do solo), B e C (ambos para uso para alvenaria acima do nível do solo). A dica para você ter o melhor resultado é ter e seguir as recomendações de um engenheiro.

 

Tipos de bloco de concreto estrutural

 

Bloco de concreto de amarração:

Os blocos de concreto de amarração possui três divisórias e são utilizados em paredes em forma de “L” ou “T”;

 

Meio bloco de concreto:

o meio bloco de concreto tem apenas um furo e serve para fazer a amarração da alvenaria. O meio bloco de concreto é usado nas áreas onde o bloco inteiro não entra por ser maior e para trazer segurança a obra, visto que quebrar um bloco de concreto reduz sua qualidade;

 

Bloco de concreto chanfrados:

tem um furo e ângulo de 45º próprio para paredes com angulação que não comportam blocos de concreto convencionais;

 

Bloco de concreto celular autoclavado:

feito com cimento, areia, pedra calcária, pó de alumínio e areia, a vantagem do bloco de concreto celular é o conforto térmico, deixando o ambiente mais fresco no verão e mais quente no inverno. A utilização do bloco de concreto celular é na construção de churrasqueiras, preenchimento de lajes e também na alvenaria de vedação;

 

Blocos de concreto elétricos e hidráulicos:

são menores e seu corpo é moldado para receber instalações elétricas e hidráulicas. 

 

5 vantagens da utilização de blocos de concreto

Agora que você já tem uma noção sobre o que é, para que serve e conhece os tipos de blocos de cimento, chegou a hora de descobrir quais são as 5 vantagens do bloco de concreto. Depois de conhecer cada uma delas, temos certeza de que você não vai querer usar outra matéria-prima em sua obra!

 

1 - Facilita o trabalho

Por serem verticais e possuírem dois ou três furos, os blocos de concreto facilitam a vida, pois, permitem que as instalações elétricas e hidráulicas sejam feitas nos furos dos blocos. Isso dispensa a quebra e cortes nas paredes, fato que otimiza o tempo dos trabalhadores da obra.

 

2 - Tamanho preciso

Os blocos de concreto têm dimensões padrão e basta você calcular corretamente a área a ser construída para saber o quanto você precisa comprar. Essa padronização representa economia, já que você não vai ser pego de surpresa por precisar sair correndo para comprar blocos, algo que confere também racionalização do material.

 

3 - Versatilidade de formatos

A existência dos meio blocos e blocos com ângulos é perfeito porque garante a qualidade na construção em áreas que não comportam os blocos de concreto de formato tradicional. Isso evita o trabalho de quebra de paredes o que aumenta a produtividade da obra. 

 

4 - Resistência

A resistência dos blocos de concreto torna sua obra mais segura. Além do mais, tal qualidade reduz o desperdício de material, porque ele não esfarela, consequentemente, a sujeira no canteiro diminui significativamente. 

 

5 - Não precisa de embosso (reboco)

 O bloco de concreto dispensa o reboco, o que gera economia de dinheiro e tempo. No caso de construções em indústrias, o bloco pode ser deixado à mostra, podendo receber demão de tinta posteriormente, caso for considerado necessário.

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso!