Alvenaria estrutural é um sistema de construção em que as paredes da edificação fazem a função estrutural, não sendo necessário o emprego de vigas e pilares para a sustentação do edifício, substituindo o método tradicional de concretagem.
A alvenaria do tipo estrutural se caracteriza pelo emprego de blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes. Deve-se frisar ao fornecedor a escolha do bloco estrutural no ato da compra pois geralmente o mesmo possui blocos estruturais e de vedação para a venda.
A alvenaria estrutural surgiu com a intenção de substituir o método tradicional viga, pilar e laje de construção, objetivando uma obra mais barata, mais rápida e mais limpa.
Características da Alvenaria Estrutural
- É uma alvenaria com a função de sustentar o peso da estrutura. Portanto, não deve ser confundida com alvenaria de vedação.
- Os blocos de alvenaria estrutural podem ser de concreto ou cerâmica e são vazados na vertical, não possuindo fundo.
- A alvenaria estrutural pode ser armada em caso de edifícios mais altos ou não armadas para edifícios de até 4 pavimentos.
Vantagens da Alvenaria Estrutural
- Redução do consumo de formas de madeira, aço e concreto.
- Maior rapidez na construção.
- Custo reduzido em relação ao sistema convencional de vigas, pilares e lajes.
- Facilidade no treinamento de mão de obra.
- Maior organização no canteiro de obras.
Desvantagens da Alvenaria Estrutural
- Arquitetura e design restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais.
- Se sua edificação foi construída com alvenaria estrutural e deseja derrubar uma parede, solicite uma avaliação de um engenheiro. A estrutura pode cair se uma parede for retirada sem os devidos cuidados.