O programa Calçada Certa é uma iniciativa da prefeitura de Florianópolis que tem como objetivo qualificar e padronizar as calçadas da cidade para garantir a inclusão de todos. 

A prefeitura desenvolveu um manual ilustrado que apresenta as recentes atualizações das normas ABNT NBR 9050/2015 e ABNT NBR 16537/2016 com todos os padrões necessários para construir calçadas do jeito certo. O guia é repleto de ilustrações que comparam a forma certa e errada de se construir uma calçada e contempla muito mais que somente o processo construtivo e normativo da pavimentação. O caderno mostra também como deve ser a vegetação e arborização além, de inúmeras outras dicas. 

Você pode baixar o caderno nesse link (PDF)

 ou pode baixar um guia rápido o Guia Rápido Calçada Certa que tem como objetivo divulgar amplamente o novo padrão de modo simplificado e intuitivo, sanando dúvidas mais comuns de projeto e execução. A ideia é que este material possa ser impresso e disponibilizado facilmente por todos os interessados, como lojas de materiais de construção e órgãos públicos, a fim de garantir que a informação chegue diretamente à população, resultando na construção de uma cidade mais acessível.

 

Além do manual, todas as obras e projetos de infraestrutura da Prefeitura de Florianópolis também passará a ser baseadas nestes regramentos, e pretendem ser um exemplo para a inclusão de todos os cidadãos.

 

Vale lembrar que todas as cidades contam com normas para construção de calçadas, em Curitiba por exemplo são utilizados 3 padrões 

Padrão A - Paver (bloco de concreto)

Padrão B - Asfalto

Padrão C - Placas pré-moldadas de concreto (40x40cm ou 45x45 cm) rejuntadas

Confira mais informações clicando no folder de Calçadas de Curitiba

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso!