Durante a execução de uma obra uma dúvida muito comum é sobre qual tipo de pavimentação utilizar, paver ou concreto? Nesse post citaremos as vantagens e desvantagens de cada tipo de pavimentação.

Apesar de ser uma das últimas etapas de uma obra, o ideal é que projeto da pavimentação seja feito já na fase de planejamento da obra, assim fica mais fácil de estabelecer o tipo de pavimentação, custos e prazos de execução da mesma.

Antes de escolher o tipo de pavimentação é necessário conhecer um pouco mais sobre elas. 

 

Paver

O paver, também conhecido como pavimento intertravado de concreto, nada mais é que um bloco maciço pré-moldado de concreto que possui diferentes tamanhos, espessuras e formatos. Esses “blocos” são instalados encaixados lado a lado, sem a necessidade de materiais adicionais para fazê-los prender-se entre si ou aderir a superfície. Em resumo eles se mantêm fixos graças ao atrito entre as peças

 

A instalação do paver é rápida, limpa e dispensa o uso de juntas de dilatação ou qualquer outro tratamento especial. Necessitando apenas de uma boa preparação da superfície que deve estar devidamente nivelada e compactada. Além disso deve-se utilizar uma camada superficial de areia ou pó de brita para melhor assentamento dos pavers.

 

Concreto Convencional

 

A pavimentação de concreto convencional é muito popular graças a sua versatilidade. Calçadas de concreto costumam ser de fácil execução, porém exigem um dimensionamento adequado no traço e na espessura para que não haja fragilidade e patologias como trincas e afundamentos.

 

A principal vantagem do concreto é que com ele é possível obter uma superfície mais uniforme (lisa) o que não é possível utilizando paver. Porém além da necessidade de um cálculo para dimensionamento do traço, a pavimentação de concreto exige o uso de malhas de ferro e necessita de um tempo de cura para poder trafegar sobre a mesma. Também se faz necessário o uso de juntas de dilatação para evitar o aparecimento de trincas que podem ocorrer com o trabalho do terreno.



Critérios de escolha entre paver e concreto

 

Apesar de ambos utilizarem o concreto como materia prima, o pavimento intertravado e o de concreto convencional apresentam características completamente diferentes.

 

Durabilidade e Manutenção

 

Estruturas de concreto expostas ao clima e intempéries costumam a apresentar algumas patologias características do material. Portanto é necessário a realização de manutenções periódicas em ambos os tipos de pavimento. 

 

O concreto é certamente uma das melhores soluções existentes para pavimentação pois apresenta alta resistência e durabilidade. No entando possui alguns problemas. Entre eles o principal é a pouca flexibilidade que pode gerar trincas em locais onde o terreno trabalha bastante ou possui tráfego de veículos. Na grande maioria das vezes danos das trincas costumam ser somente estéticos, apesar disso o reparo dessas trincas é demorado e custoso, gerando transtornos e custos elevados.

 

O paver tem como principal finalidade sanar esse problema, visto que é um pavimento modular que consegue “acompanhar” o trabalho do terreno além de suportar elevadas cargas. Além disso o processo de produção do mesmo é feito com concreto de alta qualidade, dimensionado e normatizado. Isso garante ao paver uma resistência até 4x superior que um pavimento de concreto tradicional.  A natureza modular do paver também permite que reparos sejam feitos de maneira rápida e barata, bastando remover o bloco danificado e substituí-lo por outro novo, sem a necessidade de quebra-quebra, ou de aguardar o tempo de cura do concreto. 

 

 Afinal, qual é a melhor escolha? Paver ou concreto comum?

 

O paver veio como uma solução moderna e tecnológica para o pavimento de concreto comum. Na grande maioria das vezes o paver é a melhor escolha para sua obra. Porém o concreto tradicional tem suas vantagens, como o fato de aceitar revestimentos cerâmicos ou em casos de necessidade de uma superfície lisa sem texturas. Neste post apresentamos a você algumas das vantagens e desvantagens de cada um. Ambos são ótimas soluções para pavimentação de calçadas e cabe a você decidir o que atende melhor às suas necessidades.  



Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso!