Resíduos como óleo de motor, gordura, poeira e chicletes além de deixar o pavimento intertravado com um aspecto ruim, podem contribuir para o envelhecimento do paver. Apesar de o paver ser muito durável e resistente ainda são necessárias a limpeza e manutenção periódicas.
Limpeza geral
A limpeza do paver pode ser feita normalmente utilizando vassoura de cerdas duras plásticas para esfregar, sabão em pó e água. O uso de água quente facilitará a remoção de óleos e gorduras do pavimento. Lavadoras de alta pressão também podem ser utilizadas, desde que se evite o direcionamento excessivo do jato de água diretamente nas juntas.
Musgos e Limo
Musgos e Limos só crescem em lugares de pouco tráfego, úmidos sob a sombra. Para remove-los basta raspar e retirar o material acumulado em camadas grossas. Aplicar um herbicida especial para limo escovando-se e seguindo as instruções do fabricante.
Ervas daninhas
Quando assentado da maneira correta, o pavimento intertravado de concreto irá oferecer uma superfície durável e agradável por muitos anos. No entanto, assim como nos espaços interiores, são necessárias algumas ações de manutenção essenciais para obter o bom desempenho deste material por um longo tempo:
É importante verificar regularmente se as juntas de selagem estão totalmente preenchidas, pois, o travamento adequado do paver depende deste fator. Além disso, juntas indevidamente preenchidas podem propiciar o aparecimento de ervas daninhas entre elas. Nesse caso basta remove-las manualmente e fazer o preenchimento das juntas com areia. Em alguns pode-se aplicar herbicidas (os famosos mata-mato) químicos ou naturais para evitar o nascimento das mesmas.
Óleo de motor e gordura
Derramamento de óleo de carros e manchas de gordura e graxa, podem gerar manchas difíceis de se retirar. Óleos costumam penetrar lentamente na superfície dos pavers, portanto não a mancharão se forem limpos rapidamente. Para limpa-los basta usar materiais absorventes, como panos ou toalhas de papel, sem esfregar, para evitar que a gordura penetre ainda mais profundamente sobre a superfície. Caso a mancha persistir, lave a superfície com um detergente concentrado e escova, enxaguando com água quente.
Chicletes
O chiclete é uma das substâncias mais difíceis de remover de qualquer superfície. Quando recém-lançado na superfície pode ser retirado facilmente através da raspagem com uma espátula. Já o chiclete endurecido pode ser removido através de hidrojateamento de alta pressão. Em algumas cidades, existem empresas especializadas neste tipo de limpeza, que podem fornecer informações adicionais.
Marcas de pneus
Marcas de pneus costumam sair facilmente com uma lavagem convencional, em casos mais extremos podem ser removidas através de hidrojateamento de alta pressão.
Grafite e pintura
As manchas de grafite e pintura são as mais difíceis de limpar, a limpeza deve ser feita quando tinta quando ainda estiver fresca, usando material absorvente (tecido, toalha de papel, etc), tendo o cuidado de não esfregar.
Depois se deve aplicar na superfície um solvente adequado para o tipo de tinta, seguindo as instruções do fabricante.
Posteriormente, enxaguar a superfície com um detergente concentrado ou com um produto para retirar a gordura, tomando o cuidado para que essa água suja escorra de forma a não manchar as superfícies próximas.
Se a tinta estiver seca, é preciso raspar para retirá-la da superfície e depois aplicar um produto removedor, seguindo com cuidado as instruções do fabricante.
A maioria dos produtos para remover tinta possui em sua fórmula o ácido sulfúrico, que ataca o concreto. Os fabricantes de tinta em geral podem fornecer informações sobre a melhor maneira de remover grafite e será necessário recorrer a eles se houver grandes áreas afetadas por este tipo de vandalismo.
Em casos mais extremos a superfície afetada pode ser facilmente substituída, bastando remover os pavers que foram pintados e substitui-los por outros em perfeitas condições.