Quando se trata de pavimento intertravado de concreto a qualidade do concreto utilizado está diretamente relacionada a qualidade do pavimento. Existem muitos fabricantes de paver no mercado, mas infelizmente não são todos que seguem as normas para a fabricação, oferecendo assim produtos de baixa qualidade causando prejuizos a quem compra. Felizmente é fácil descobrir se o paver que você está comprando é de qualidade, abaixo separamos uma lista com os fatores que devem ser analisados para saber se o paver é de qualidade.


1 - Preço Muito Abaixo do Mercado

Quem não gosta de preço baixo? Sem dúvidas um dos fatores decisivos na compra de qualquer coisa é o preço. Por isso na tentativa de economizar um pouco as pessoas acabam comprando os pavers mais baratos que conseguem encontrar. Um paver com valor muito abaixo do valor de mercado, provavelmente não foi fabricado com materiais de qualidade ou mesmo com as quantidades corretas de materiais. Essa "economia" na fabricação resulta em um produto de baixa resistência mecânica, quebradiço que não atende as normas ABNT. Então o produto inicialmente mais barato, acaba por se tornar mais caro no longo prazo, pois certamente precisará de mais manutenção, substituição frequente de peças quebradas entre outras patologias comuns em pavers de baixa qualidade.

 

2 - Absorção de Água

Pavers de alta qualidade apresentam baixa absorção de água, devido a melhor compactação do concreto durante a fabricação do produto. Para testar a absorção de água do paver é muito simples. Primeiro disponha algumas peças em uma superfície nivelada, em seguida derrame algumas gotas de água sobre os pavers. Caso a água não seja absorvida, ou demore para ser absorvida, significa que o concreto do paver foi bem compactado indicando que há uma pequena quantidade de vazios dentro da peça, indicativo de resistência e quantidades adequadas de cimento.

Você também pode mergulhar algumas peças na água e observar a quantidade de bolhas de ar resultantes. Uma peça de qualidade irá produzir uma pequena quantidade de bolhas devido à pequena quantidade de vazios dentro do bloco.

 

3 - Verifique as Arestas

 Produtos com arestas bem definidas significam peças bem compactadas e de boa qualidade. Observe nas imagens a seguir, o acabamento das peças inclusive na superfície do paver, além da pequena quantidade de rebarbas.

 

4. Medidas Uniformes

 Uma boa peça de pavimento intertravado de concreto não deve ter variação maior que 5 mm na altura e de 3mm na largura das peças. Grandes diferenças diferenças de tamanho prejudicam o alinhamento das peças dificultando assim o assentamento do produto.

 

5. Teste do Som

Pegue duas peças bem curadas (secas) e bata um contra a outra. As peças compactas produzem sons mais estridentes (som metálico); peças porosas produzem sons suaves (sons chocos). Seguindo essas dicas simples você certamente irá saber identificar se o paver que está comprando é de boa qualidade. Ou você pode simplesmente comprar pavers Alfablock ;) que são fabricados com os melhores materiais disponíveis, utilizando os equipamentos tecnológicos, seguindo os mais altos padrões de qualidade. Solicite um orçamento... é rápido e fácil!

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso!